Escola do Campo e Estação de Ciências Margarete Cruz Pereira

RELÓGIO DO SOL

Alunos da Escola do Campo constroem Relógio do Sol

Orientados pelos professores de Geografia (Luiz Jorge) e Matemática (Fabrício) e contando, com a colaboração do funcionário Laíde, alunos desenvolveram o projeto da construção de um relógio do sol.
Em uma aula de Geografia acerca dos meios de orientação surgiu a ideia de produzir o objeto. Os alunos se entusiasmaram e desenvolveram vários trabalhos: desenhos das rosas dos ventos, quadriculas das coordenadas geográficas, fusos horários e do relógio de Sol, que culminaram com a produção do relógio que foi um dos primeiros inventos mais importante de verificação das horas produzido na antiguidade.
Os Conteúdos foram aplicados no sexto ano e revisado nas outras turmas. Mais uma vez, a possibilidade de explorar o espaço externo da escola trouxe motivação aos alunos e provocou um bom resultado de assimilação teórica e prática.

 Como foi criado o relógio de sol?

Afinal, como foi criado este dispositivo que marca as horas sem precisar de corda nem bateria? O diretor de Astronomia do Planetário, Fernando Vieira, conta que isso é um mistério: “Os primeiros relógios de sol foram usados na pré-história e eram simples hastes fincadas no chão”, diz ele. “Logo, não temos como saber quem foram seus inventores”. Embora a origem dos relógios de sol seja desconhecida, seu funcionamento é fácil de explicar. “O sol incide sobre o relógio, e a sombra da haste indica a hora”, esclarece Fernando. “Para funcionar corretamente, ele precisa estar perfeitamente orientado segundo os pontos cardeais”.
Ao longo do ano, a hora solar pode ser um pouquinho diferente da hora marcada nos relógios convencionais. Isso porque o movimento da Terra em torno do Sol não é uniforme – pode ser mais rápido ou mais lento conforme a época do ano. Assim, em alguns dias, à hora indicada pelo relógio solar pode estar mais adiantada e, em outros, mais atrasada que à hora marcada pelos nossos relógios.
O relógio de sol foi muito usado pelos gregos e romanos antigos, e seu ápice foi durante a Idade Média. Naquela época, quase todas as catedrais e igrejas tinham um relógio de sol para regular o momento das orações. Com o surgimento dos primeiros relógios mecânicos, os relógios solares começaram a cair em desuso. Hoje, eles praticamente só são vistos enfeitando praças e museus.

 Fonte: revista ciências hoje.



0 comentários:

Postar um comentário